Mercado e Valor Económico

Investimento Seguro

Sempre que investimos há algum risco, pois ao fazê-lo estamos a colocar posições sobre cenários de futuro incerto. Uma das variáveis ​​que contemplamos na hora de investir pode mudar ao longo do tempo, o que não acontece no caso dos terrenos. Não esqueçamos que a terra mantém ou aumenta o seu preço ou aumenta e poderá sempre mudar a safra.

Recuperação rápida do investimento

Uma cultura com baixo custo em relação a outras frutíferas, facilidade de maneio e adaptação, dia a dia é catapultada como um verdadeiro desenvolvimento em termos de plantio, o grande ponto a favor que valoriza sua imagem em relação à concorrência é a sua capacidade de baixo investimento inicial no momento de sua produção.

Para alcançar o progresso económico em Espanha e em Portugal, é necessário que a agricultura realize profundas transformações, incluindo as novas alternativas frutíferas que estão ganhando grande relevância. O cultivo da avelã é uma alternativa que oferece ampla possibilidade de exportação. Uma cultura a partir da qual a produção é obtida no terceiro ano. No quarto e quinto ano a produção plena é alcançada. Vemos, portanto, sua rápida capitalização como a primeira vantagem.

Consumo e Produção

Poucos Produtores

A produção mundial de avelã é realizada em diferentes áreas por latitude e altitude. O cultivo mundial está concentrado em áreas limitadas na Europa, Ásia e EUA.

A localização de uma cultura nas áreas mais próximas do seu habitat ideal é sempre um fator de competitividade ao reduzir os custos de produção.

Entre os fatores, os mais determinantes para a aveleira são o clima e o solo. No primeiro caso, as temperaturas de inverno e verão e o acumulo de horas de frio e de calor necessárias para completar seu ciclo anual são decisivos.

Conhecer a precipitação e a sua distribuição ao longo do tempo também é essencial e complementa as necessidades de irrigação. No caso do solo, um pH neutro ou levemente ácido, solos férteis e bem drenados com bom teor de matéria orgânica serão ideais para favorecer o desenvolvimento de seu sistema radicular, que é superficial. Tanto em Espanha como em Portugal existem grandes áreas geográficas compatíveis com o cultivo de avelãs.

Colheita Mecânica

Ao contrário de outras culturas de alta densidade onde a colheita é feita com máquinas de equitação, no caso da avelã é totalmente diferente uma vez que as avelãs são colhidas do solo com os frutos que caíram naturalmente.

É totalmente mecanizada, tendo em conta que a fruta não deve ficar muito tempo no solo exposta a condições agro-ambientais, pelo que normalmente são feitas 2 ou 3 passagens com uma máquina varredora que coloca a fruta no centro da pista, para que depois um aspirador carregue os restos de frutas e outros vegetais no contentor.

Preços altos e estáveis

A Turquia é o maior produtor, marcando a evolução do mercado mundial de avelã. O preço por quilo atingiu os 13,81 euros e mantém-se em torno deste preço ao longo do tempo.

Procura e consumo no mundo

O consumo mundial de avelã segue uma tendência de alta significativa, tendo passado de 424.000 para 497.000 Toneladas nos últimos 4 anos. Este aumento tem sido particularmente acentuado na China, país que está a subir gradualmente no ranking dos países com maior consumo, e na Rússia, ambos países demograficamente muito importantes e com elevado potencial de crescimento. As avelãs e os produtos feitos com elas estão em primeiro lugar em valor das importações chinesas.

Nos países europeus, a procura é muito favorecida pelo valor que os consumidores atribuem aos fatores de bem-estar associados ao seu consumo e aos de sustentabilidade ligados à sua produção, mas os fatores externos também desempenham um papel importante. Diante dessa situação, os grandes grupos de comercialização pressionam pela instalação de novos plantios com acordos benéficos para os agricultores.

Usos e Vantagens

Valor Nutricional

As avelãs têm baixo teor de água e alto teor de gordura (energia). Esta fruta é fonte de ácidos graxos insaturados, ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), fibras, minerais como fósforo, magnésio, cálcio, ferro, potássio, é uma importante fonte de vitaminas, vitamina E, vitamina B6, tiamina, niacina e folato. Como não são ingeridos salgados, contribuem com menos sódio para a dieta.