Mercado e Valor Económico

Investimento Seguro

O cultivo do abacate é um investimento seguro, oferecendo as maiores garantias de retorno. A melhor recomendação é investir em plantações em Espanha ou Portugal uma vez que é uma fruta muito procurada no mundo e no nosso mercado mais próximo e importante, a UE. Além disso a terra mantém ou o aumenta o seu preço  e a safra sempre pode ser alterada.

Recuperação rápida do investimento

O abacate é a quarta fruta tropical mais importante do mundo e geralmente acontece pode ser colhida após 2/3 anos e com isto iniciar a sua comercialização. A partir do quinto ano, a plantação pode entrar em produções estáveis, ​​aliado aos rendimentos por hectare, bem como ao seu preço de mercado, podemos dizer que o investimento inicial se paga em cerca de cinco anos.

Consumo e Produção

Produção Mundial de Abacate por Países

Poucos Produtores

O cultivo do abacate tem alguns requisitos principais relacionados com a origem da espécie na América Central, podemos realçar a temperatura, chuva, proteção contra vento e solo.

Três tipos botânicos comumente chamados de raças: antilhana, guatemalteca e mexicana.

As variedades da raça mexicana são as que têm maior tolerância ao frio, mas em nenhum caso as temperaturas mínimas podem ir para além de de -2 ºC, mesmo por pouco tempo e não todos os anos, uma vez que impedem o cultivo do abacate.

Podemos estimar cerca de 7.000 metros cúbicos necessários por hectare por ano. Quanto ao solo, uma concentração suficiente de matéria orgânica é suficiente para evitar o encharcamento e promover um bom crescimento das raízes, que, no caso desta cultura, é muito superficial.

Estas condições climáticas particulares que o abacate necessita para sobreviver fazem com que o seu cultivo se limite a locais muito específicos, onde podemos incluir o sul de Espanha e Portugal, juntamente com as ilhas.

Os principais produtores mundiais são México, Estados Unidos, China Continental, Indonésia, Filipinas, Israel, Argélia, Cuba, Quénia e Espanha.

Se falamos de produção, há países que lideram a produção mundial devido ao seu alto rendimento de toneladas por hectare, México, líder absoluto, República Dominicana, Peru, Colômbia, Indonésia, Quénia, Brasil, Haiti, Chile, Israel

Se falamos de produção, há países que lideram a produção mundial devido ao seu alto rendimento de toneladas por hectare, México, líder absoluto, República Dominicana, Peru, Colômbia, Indonésia, Quénia, Brasil, Haiti, Chile, Israel

Colheita Mecânica

A poda mecanizada em plantações adultas é permitida principalmente nas variedades mais eretas.
Muitas outras tarefas da gestão da plantação de abacate estão a tornar-se mais mecanizadas, porém, a colheita é uma operação que deve ser realizada manualmente. Até o momento não há alternativas, a qualidade do fruto deve sempre prevalecer perante o cliente final.

Preços

O valor de mercado quadruplicou nos últimos oito anos.
Há um desenvolvimento crescente global de abacate. As pessoas estão apaixonadas pelo abacate, é a fruta cujo consumo mais aumentou na última década a nível global.

Procura e consumo no mundo

Devido à sua enorme popularidade pelas suas múltiplas propriedades nutricionais, a procura por abacates em todo o mundo disparou. O aumento anual desde 2016 é estimado em mais de 350%.
Porém, não é só satisfazer as necessidades do consumidor, a Bolschare tem em conta que deve ser feito da forma mais inócua e sustentável possível, cuidando das lavouras e do seu meio ambiente desde a plantação até o consumidor final.

O abacate tornou-se líder em cultivo e exportação em 34 países do mundo.

Na Península Ibérica temos a sorte de estarmos livres das principais pragas e doenças que afetam o abacate, o mesmo não acontece noutras regiões produtoras, significando que com uma boa gestão, podem ser produzidos abacates biológicos, o que aumenta ainda mais a sua importância no mercado e a sua valorização.

Propriedades Nutricionais

Fruto de alto valor nutricional que fornece vitaminas, minerais e fibras, além de gorduras vegetais, destacando-se o alto teor de ácido oleico, pode ser definido como um superalimento.